top of page

Coletivo Onze17 aprovado no edital do CCJF

Esse é o nascimento do ainda embrionário onze17, coletivo formado originalmente por um grupo de fotógrafos que se conheceram na pós-graduação de Fotografia & Imagem.

Como parte do pré-requisito para a formação do curso, foi preciso realizar um ensaio fotográfico embasado na leitura do capítulo Na caverna de Platão, do livro Sobre fotografia, de Susan Sontag. Daí surgiu a ideia de formação do coletivo e inscrição no edital do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) para nossa exposição com título homônimo.

A exposição, com vernissage prevista para o dia 16_04_2015 vai contar com estilos que vão do documental ao experimental.

Chamada do meu trabalho: Trata de uma modelo cristalizada pelo primeiro processo fotográfico do mundo e revelada com nitidez incontestável. Atemporal, despida para um ritual quase alquímico que é a daguerreotipia. Enquanto isso, no século XXI, usamos a repetição, a cópia da cópia, o efêmero, ainda que o preço seja a alienação dos processos fotográficos. Um daguerreótipo não é reprodutível. Ainda que se tente uma foto digital do mesmo, a reprodução é feita em outra mídia e perde a nitidez original de um ISO equivalente a 0,025, além de perder o efeito de negativo-positivo numa mesma placa metálica. Nasce daí uma reflexão acerca da necessidade pelo excesso de imagens no mundo contemporâneo, buscando um desnudar as verdades da fotografia, que se encontrar à luz, fora da caverna.

Estão todos convidados.

bottom of page