Dia 7 de janeiro realizei um desejo intenso de dar uma aula inaugural de Filosofia da Imagem para a pós-graduação em Fotografia & Imagem na IUPERJ* ao convite do coordenador e curador Mickele Pucarelli.
Pra quem dava aula de introdução à Filosofia (com apenas 45min para adolescentes), lecionar sobre um tema específico por mais de 2 horas, para graduados e mestres, foi um desafio muito graficamente. Pude, finalmente, ensinar aquilo que faz parte da minha especialidade enquanto pesquisador da imagem.
A aula foi de Platão à Walter Benjamin e Merleau-Ponty, passando por pinturas de Cézanne às fotos de Cartier-Bresson (no slide), tratando de questões já canônicas da imagem técnica: se existe uma essência da fotografia em relação às demais artes; se a fotografia é arte ou um instrumento para a ciência; se ela retrata o real visível objetivamente ou se há em grande parte uma construção subjetiva; ou ainda se a fotografia still é mais forte, em termos de memória coletiva, do que o cinema.
A aula se desenvolveu bem e com isso surgiu o convite de lecionar também para a próxima turma, que será aberta entre março e abril de 2015. Os interessados podem se escrever clicando aqui.
______ *Istituto de Pesquisas do Rio de Janeiro da Universidade Candido Mendes
*Foto por Elisabeth Freitas