© Victor Naine 2012-2019 from Rio de Janeiro, Brazil

  • Instagram Clean
  • Twitter Clean
  • White YouTube Icon
  • Facebook Clean
  • LinkedIn

 blog 

August 19, 2015

Na expressão fugaz de um rosto humano, a aura acena das primeiras fotografias pela última vez.

(Walter Benjamin)

 

A modelo é cristalizada pelo primeiro processo fotográfico do mundo, despida para um ritual quase alquímico que é a Daguerreotipia. Enquanto isso, no século XXI, usamos a repetição, a cópia da cópia, o efêmero, mesmo que o preço seja a alienação dos processos fotográficos. 

 

Um daguerreótipo não é reprodutível. Ainda que se tente uma foto digital do mesmo, a reprodução é feita em outra mídia, comprometendo a nitidez original incontestável, além da perda de sua aura. Nasce daí uma reflexão sobr...

June 30, 2015

Há alguns anos namorei uma feminista que muito me ensinou sobre as diversas nuances sobre os problemas sociais (e consequentemente existencias) que o machismo acarreta.

 

Os anos se passaram e sofri na pele tudo aquilo que era previsto pelo intelecto. Ainda que homem e heterossexual, o machismo estava me machucando muito! Por empatia, pude imaginar o quanto machuca algumas mulheres.

 

No meio do caminho, entrei para o I Hate Flash, o coletivo de fotógrafos que é mais conhecido por registrar a vida noturna e um lifestyle relativamente jovem e alternativo. No convívio, me deparei ainda mais de perto com...

June 30, 2015

Fotografei esta senhora para o meu Instagram (@vnaine), em 2012. Ela estava com o olhar perdido, de papo com uma moça mais jovem. Me posicionei e enquadrei rapidamente, mas com algum cuidado (pois não queria perder a cena). No disparo (sem flash e em silêncio) a senhora olhou para a câmera do meu iPhone. Quando levantei a cabeça, ela estava olhando para mim. Não tenho certeza se reparou que eu estava batendo uma foto sua.

 

O fato de saber que eu existia (e estava ali naquele exato momento com uma câmera) me entristece ainda mais do que o instante em si. Me senti invadindo a sua alma, congelando um instan...

February 8, 2015

 

Esse é o nascimento do ainda embrionário onze17, coletivo formado originalmente por um grupo de fotógrafos que se conheceram na pós-graduação de Fotografia & Imagem.

 

Como parte do pré-requisito para a formação do curso, foi preciso realizar um ensaio fotográfico embasado na leitura do capítulo Na caverna de Platão, do livro Sobre fotografia, de Susan Sontag. Daí surgiu a ideia de formação do coletivo e inscrição no edital do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) para nossa exposição com título homônimo.

 

A exposição, com vernissage prevista para o dia 16_04_2015 vai contar com estilos que vão do docume...

February 7, 2015

Dia 7 de janeiro realizei um desejo intenso de dar uma aula inaugural de Filosofia da Imagem para a pós-graduação em Fotografia & Imagem na IUPERJ* ao convite do coordenador e curador Mickele Pucarelli.

 

Pra quem dava aula de introdução à Filosofia (com apenas 45min para adolescentes), lecionar sobre um tema específico por mais de 2 horas, para graduados e mestres, foi um desafio muito graficamente. Pude, finalmente, ensinar aquilo que faz parte da minha especialidade enquanto pesquisador da imagem.

 

A aula foi de Platão à Walter Benjamin e Merleau-Ponty, passando por pinturas de Cézanne às fotos de Carti...

Please reload